Open Data Day – Curitiba 2020

Open Data Day – Curitiba 2020

3 de março de 2020 Sem categoria 0

Maratona de inovação cívica promove o engajamento dos cidadãos para usar dados e impactar o desenvolvimento de Curitiba

O Code For Curitiba realiza a ação mundial Open Data Day 2020. O objetivo é incentivar o poder público, iniciativas privadas e cidadãos à prática de dados abertos. A cultura de dados abertos pode contribuir para solução de problemas sociais. É com base neste entendimento que grupos espalhados por todo o mundo promovem no próximo dia 7 de março, sábado, o Open Data Day: o Dia dos Dados Abertos. 

Essa é quinta edição realizada pelo Code for Curitiba, grupo formado por cidadãos que usam  conhecimento para encontrar soluções que facilitem a vida da sua cidade. Encorajar o poder público quanto a iniciativa privada a adotarem a cultura de transparência em suas organizações. 

O encontro será realizado na sede da FIEP Paula Gomes (Centro*), das 09h às 17h. * observar o endereço para evitar confusão de outra sede mais conhecida.

Neste ano, o evento em Curitiba tem o tema Dados para Desenvolvimento Igualitário onde os inscritos vão poder participar em 2 projetos em desenvolvimento no Code em tempo real: 

  • ônibus.io
  • DS 156

Também contamos com chamadas para apresentações, veja os detalhes a seguir.

Chamada para apresentações de trabalhos

Os projetos/trabalhos serão apresentados em salas com projetor e podem contar com até 2 slides para apresentação que terá duração máxima de 10 min. Inscreva-se aqui: https://forms.gle/JBkGCYLPknZmjnJ28

CRONOGRAMA

04/03/2020: limite para inscrição de projetos 
05/03/2020: divulgação dos selecionados
06/03/2020: envio dos 2 slides
07/03/2020: Open Data Day 2020

Sobre os projetos que serão trabalhados ao vivo neste ano.

Projeto Onibus.IO

Objetivo ser um agregador de dados relacionados ao transporte público da cidade de Curitiba. A disponibilização, de forma fácil e aberta, das informações propicia melhor experiência aos usuários da rede pública de transporte assim como para desenvolvedores que buscam se beneficiar dos dados agregados pela plataforma, desenvolvendo outras aplicações, tanto abertas quanto proprietárias ou que gostariam de replicar a iniciativa em outras cidades. Assim o projeto tem benefícios sociais e tecnológicos.

Através de dados publicados pela URBS, PMC, ItiBus e Gazeta do Povo o sistema reúne os dados para fácil utilização e aplicação. 

Entre seus objetivos: encontrar e integrar dados, melhorar a acessibilidade e gerar diferentes formatos de consumo para informações públicas sobre o sistema de ônibus e os serviços da Prefeitura de Curitiba.

Para saber mais detalhes deste projeto acesse: https://github.com/CodeForCuritiba/onibus-io 

Projeto DS156

Busca facilitar ao cidadão compreender as demandas realizadas em determinada região da cidade de Curitiba, transformando os dados abertos da central 156 em informações relevantes sobre a administração pública em cada um dos serviços prestados pela prefeitura da cidade de Curitiba.

Neste projeto, deverá ter análise de dados e um campeonato de dashboards do com os dados históricos do 156 de Curitiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *